domingo, 4 de janeiro de 2009

VOCE CONHECE SUA PEGADA ECOLOGICA?


No artigo anterior “A Teia Sistêmica da Vida”que, quase virou um tratado de ecologia...alertei para uma questão que todos estamos “carecas” de saber mas que, de uma forma geral não temos dado a importância devida.

Em geral, não apenas pela banalização que o excesso de noticias sobre o tema provoca, sempre que uma visão catastrófica (que antes tratávamos como “profecias”) nos chega (como o caso do documentário Uma verdade inconveniente ou as previsões catastróficas do artigo de James Lovelock, rapidamente projetamos-nos outros, governo, empresários, políticos, países...a “culpa” e obviamente, as possibilidades de reparação dos efeitos que as atitudes nocivas provocam no meio ambiente e conseqüentemente na sociedade global como um todo.

Ora, obvio que todas as instancias citadas, são tão parte dos problemas quanto das soluções que precisam ser tomadas. Mas, numa visão sistêmica como a que propus no artigo anterior, os graves problemas ambientais que estão “destruindo o planeta” estão intrinsecamente ligados a cada um que participa dessa “teia” de consumo que, em realidade, representa uma das principais causas da degradação ambiental progressiva que nos poderá “varrer” da face do planeta.

Você já pensou, por exemplo, como os teus hábitos de consumo e comportamentos no dia a dia afeta a frágil cadeia da vida? Pois bem, se não o pensou, esta na hora de começar a avaliar em que medida você mesmo, como parte dessa teia, produz parte dos efeitos daquilo que possivelmente atribuías a terceiros.

Ora, somos os grandes predadores das espécies e os depredadores do planeta, na medida em que são nossos hábitos de consumo e nosso estilo de vida que estão exaurindo o Planeta ou será que não andamos de carro; não compramos moveis feitos de madeira que destrói a floresta; não consumimos todo o lixo que esta e estará sendo produzido pelas indústrias ao redor do mundo?

Será nosso dever cobrar enfaticamente, e temos mecanismos que nos permitem tal mobilização, as proposições da Agenda 21 resultante da eco92 ou o elenco de medidas propostas pelo tratado de Quioto (ou Kyoto) e que visam fundamentalmente preservar a Biodiversidade; o estabelecimento de Regras de compatibilidade entre crescimento econômico e sustentabilidade a manutenção, por conseguinte de um desenvolvimento sustentável, como condição primordial paro equilíbrio necessário numa visão de Ecologia Profunda, como citado no artigo anterior.

Foi pensando nisso que surgiu no inicio da década de 90, um estudo que pudesse culminar em uma metodologia capaz de medir o impacto que o modo e estilo de vida das pessoas impactam o planeta. Esse indicador, cunhado pelo ecologista William Rees, da Universidade de Columbia, pela expressão PEGADA ECOLOGICA.

“A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.”

“Em 1995, Rees e o co-autor Mathis Wackernagel publicam o livro chamado Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth.”

“A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. É comumente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações.” (fonte Wikipédia).

CALCULE AGORA A SUA PEGADA ECOLOGICA

A Pegada Ecológica, representa em síntese que tipo de pegada você vai deixar no planeta para as gerações futuras. Nesse sentido, ela assume um caráter mais sistêmico que transcende a questão de emissão de gases que provocam o efeito estufa e passa a abranger um todo, nesse caso abrangente os alimento, a água, a terra, as florestas e tudo que envolve o ato de consumo da “natureza”, baseado em nossos hábitos e ações a eles relacionadas.

Para medir a Pegada Ecológica foi desenvolvido um QUIZ objetivo pelo qual você pode conhecer o impacto que seus hábitos produzem no meio ambiente, ou seja, se o planeta comporta o seu estilo de vida, assim como ele se apresenta no momento.

RESPONDA O QUIZ, pois ele representa um primeiro passo para a CONSCIENCIA ECOLOGICA sem a qual não haverá solução. Lembre-se, portanto, que se não somos parte da solução, seremos sempre parte do problema.



CLIQUE NO BANNER AO LADO PARA RESPONDER E CONHECER SUA PEGADA ECOLOGICA




Nenhum comentário: