segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

CRISE x OPORTUNIDADE



O FUTURO SE FAZ NO PRESENTE

Encontra-se em marcha, uma conjunção de fatores que poderá impactar consideravelmente os rumos da economia brasileira nos próximos 10 anos e, por conseguinte, a vida ou a qualidade de vida, dos brasileiros que vivem no Brasil.

Já tenho escrito sobre esse tema e pretendo me aprofundar um pouco mais, pois considero que, mais do que uma intuição minha, os fatos econômicos e históricos estão construindo um mosaico extremamente favorável para o Brasil, se soubermos tirar proveito dessa conjuntura.

Claro que não ha oportunidade sem riscos e por certo, os ajustes nas principais economias do planeta podem pender a balança dos fluxos de capitais, mas nada se configura totalmente imprevisível como sabemos em economia.

Também sabemos que as mudanças importantes, antes de se materializarem, representam "sinais" que, com um mínimo de observação e sensibilidade, podemos captar.

Portanto, quero aproveitar este espaço para chamar a atencao para o resultado consolidado da entrada de capital no Brasil no ano de 2008. O chamado IED (Investimentos Estrangeiros Diretos) bateu o recorde histórico de 1947, fechando Dezembro em U$8,1 Bilhões, também um recorde para o mes e fechando o ano com R$45,1, contra R$30,1 no ano anterior, ou seja, representa um crescimento de 30,3% sobre o resultado de 2007 (leia mais).

Se considerarmos que o ultimo ano, principalmente o terceiro trimestre, foi de grande volatilidade e especulacoes, alem de sucessivas baixas nas bolsas de valores ao redor do mundo, esse resultado mostra-se altamente auspicioso para nossa economia.

Mesmo que tenhamos fechado o ano com um déficit em transações correntes elevado, o pior desde 2002, o Brasil da sinais de que representa um "porto seguro" para os investimentos externos o que, convenhamos, em meio a uma das maiores crises de "credibilidade" da historia recente, pode representar um marco fundamental para consolidar uma tendência de crescimento demonstrada nos ultimos anos.

Um comentário:

Maria disse...

(www.fio-de-ariadne.blogspot.com)

A Vanessa, do excelente blog "Fio de Ariadne" está propondo uma blogagem coletiva para o próximo dia 17 de fevereiro, com o tema: O livro da minha vida. Achei a idéia fantástica e estou divulgando.

Caso deseje participar:

1. Clique no selo "Blogagem coletiva", à direita da minha página e leia os detalhes;
2.Copie o selo da coletiva (como imagem) ;
3. Faça um post sobre o evento no seu blog, contendo este passo-a-passo e divulgue o selo;
4. Prepare na data marcada um post falando sobre o livro, sobre a experiência de lê-lo, o que marcou, o que quiser falar sobre ele. Trata-se do livro da sua vida, você é quem manda.