quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Democratizar a informação



Sempre defendi que a web era, alem de um excepcional ambiente para que as pessoas pudessem se encontrar e compartilhar, uma janela para o conhecimento.
Como as receitas necessárias para uma oferta qualitativa de conteúdos vem de outras formas de “venda”, cada vez mais os produtores de conteúdos, e nesse grupo se encontram todo e qualquer produtor de conteúdo de valor, mas principalmente organizações tradicionais como o Grupo Abril.
Assim, considero um ato de democratização da informação, a iniciativa da revista Veja ao decidir abrir literalmente as portas de um acervo de conhecimento e informação que somente pode assumir seu valor se visto, revisto e compartilhado pela humanidade. Afinal, o passado representa o “adubo” que a Terra precisa para fazer florescer a inteligência, de tal forma a que possamos cometer, de preferencia, somente erros novos. Leiam a noticia...


Veja abre todo acervo de 40 anos na internet
12/12/08


A revista Veja vai disponibilizar gratuitamente todo o acervo dos 40 anos de vida na internet. R$ 3 milhões foram investidos no projeto que entra no ar na próxima segunda-feira.
Internautas poderão acessar todas as reportagens, entrevistas e até mesmo anúncios já publicados em 40 de existência da revista Veja. Todas as edições, desde a primeira, em 11 de setembro de 1968, poderão ser lidas e consultadas em www.veja.com.br/acervodigital.

“A idéia é democratizar o acesso à história recente do país e do mundo”, diz Yen Wen Shen, diretor da Veja. “Essa iniciativa coloca VEJA ao lado dos maiores acervos digitais do mundo e em condição única no Brasil.”

O acervo digital VEJA segue a estrutura da própria revista, ou seja, o usuário navega na web como se estivesse folheando a publicação.

O conteúdo apresenta as edições em ordem cronológica e conta com um avançado sistema de busca desenvolvido pela Digital Pages especialmente para VEJA. Este sistema permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias.
Assim, basta o internauta digitar uma palavra-chave que automaticamente a ferramenta pesquisa em todos os textos de VEJA. Além disso, o usuário também terá acesso a um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos sobre o Brasil e o mundo. Será possível, ainda, navegar pelas capas, entrevistas, reportagens e anúncios publicitários, sempre visualizando a reprodução do material original.

Revista digital
Resultado de 12 meses de intenso trabalho, o projeto foi desenvolvido por VEJA em parceria com a Digital Pages, empresa responsável por estruturar a digitalização de cada uma das mais de 2 mil edições e convertê-las em revistas digitais.
Dado o porte do projeto, uma equipe de 30 pessoas foi montada para cuidar desde o desgrampeamento das edições impressas até a publicação dos quase nove milhões de arquivos que compõem o acervo.

“Como os exemplares em papel não poderiam ser inutilizados pelo processo de digitalização, o fluxo de trabalho contrapôs ciclos de uma sofisticada linha de produção industrial com procedimentos extremamente artesanais, como o nivelamento de página por página por meio de ferros de passar roupa antes do escaneamento”, explica Shen.

Um comentário:

Du disse...

Parabéns pelo achado, San ! Estou impressionado com isso e já fiquei viciado. Folheando as revistas, dá pra fazer uma viagem no tempo e lembrar exatamente em que momento da vida vc estava quando aquilo estava acontecendo. E as propagandas então ?!?! rsrsrs. Além do que, falando tecnologicamente, a busca é muito boa. Tento imaginar como isso foi feito. Seria usando OCR ? Ou talvez uma galerinha inserindo palavras-chave relacionadas ao conteúdo ? A Superinteressante tem algo parecido mas não me lembro de ter visto as propagandas lá.