quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A VIDA PELA JANELA DOS SMARTPHONES

Foi a Wi (Wilma Bolsoni) que me motivou a escrever este artigo, quando disse “... Espero que o seu Blog possa “mexer” com as pessoas que assistem o mundo se transformar pela janela...” Isso me fez refletir em algo que venho pensando com alguma freqüência nos últimos anos e que esta relacionado à revolução de conceitos que os meios de comunicação, principalmente a internet, trouxeram para as nossas vidas. Falo de comportamento mesmo.

De imediato me vieram duas diferentes imagens a mente. Numa delas vi a pequena cidade do interior onde aparentemente nada acontece, como foi descrito por nosso poeta maior, Carlos Drummond de Andrade em “Cidadezinha qualquer”... Nesse texto, encontra-se retratado o cotidiano pacato e sem sentido de uma comunidade onde a vida passa sem sobressaltos e nem novidades, tornando seus moradores em protagonistas de um roteiro sem graça, ou como decreta o texto, “Eta vida besta, meu Deus”.

Na outra imagem, quase oposta, vi muitas outras pessoas que conheci, dentre tantas que não conheço e jamais conhecerei que, como na musica do Kid Abelha, “Nada tanto assim”, vivem “ensaiando” uma vida que jamais viverão, por absoluta falta de foco, de objetivos claros. Em comum, o fato de que, de um jeito ou de outro, essas pessoas vêem a vida passar pela “janela” o que, por um paradoxo, configura os dois extremos convergindo para uma única constatação, que representa o fato de que essas pessoas, tão diferentes, compartilham um vazio existencial que faz adoecer suas almas.

Em psicologia, definimos o ser humano como sendo um ser eternamente em falta, ou seja, fragmentado e incompleto. Logo, o que melhor caracteriza o homem e a eterna falta ou por outro a eterna busca por saciar uma lista interminável de desejos e aspirações ao longo de sua existência.

Nesse contexto eu vejo a “janela” do computador (e hoje do Smartphone) como uma armadilha letal para as pessoas. Se por um lado a "rede" representa, como dizia o Sidnei, meu ex-sócio, “o buraco da fechadura”, pelo qual se enxerga o universo sem aparentemente, ser visto, por outro lado pode remeter a um processo de alienação sem precedentes na historia da humanidade...uma forma de criar um universo paralelo fora da realidade.

Um dos marcos na evolução da Educação foi o Construtivismo de Jean Piaget, para quem “o principal objetivo da educação e criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não apenas simplesmente repetir o que outras gerações fizeram”. Ora, isso somente e possível pela experimentação ou, em outras palavras, pela ação e não apenas pela informação. O que quero dizer e que informação e conhecimento que não se apliquem a ações concretas e efetivas, não servem pra nada. Ai que mora o perigo... boa parte de nossas crianças e adolescentes estão sendo “criados” pelo computador (ou pela telinha dos smarts), ou seja, vêem o universo pela “janela” do computador/smartphone e, cada vez mais, trocam a experiência construtivista, pela teoria ou por “caminhos prontos” que podem ser “baixados” pela internet.

Eu próprio, um “havy user” de internet, sei exatamente o quanto ela pode alienar ou mesmo criar um “universo” paralelo entre a realidade e a fantasia. Ainda hoje eu li uma matéria falando de que o Brasil é o terceiro no Ranking de utilização de Internet via Smartphopnes: 3:40 hs em média por dia (perdendo apenas para Tailândia e Arabia Saudita. Isso na China, para os jovens, representa mais de 50% do tempo útil, fato no mínimo curioso para um povo que há milênios tinha na espiritualidade e meditação sua marca mais característica e hoje, são o povo que mais destrói a camada de ozônio e ferram o Planeta. Há sem dúvida, em relação a esta estatística uma espécie de alienação digital da vida real: um grande risco, principalmente para os jovens.

Mas o que de fato gostaria de colocar em discussão ou em questão, representa o fato de que sinto uma dissociação entre acesso a informação e ao conhecimento e ações concretas por parte de muita gente ou, em outras palavras, há um processo em marcha que transforma um grande numero de pessoas, principalmente jovens, em meros espectadores da vida que “passa” simplesmente, seja pela janela da TV, Smartphones ou seja pela janela do Computador (o que na verdade já se fundiu na mesma coisa: tudo está disponível nos smartphones).

Não por acaso, no dia em que o WhattsApp ficou 24 horas fora do ar, apesar da comoção nacional, houve certamente, um aumento da produtividade nas empresas, alem de certamente ter sido provocada uma estranha letargia para muitas pessoas, já escravisadas por essa tecnologia: uma espécie de "doping" (no Brasil estudos apontam que há 170 milhões de pessoas com sintomas de uso abusivo de internet: uma epidemia).

Bem, para dar um sentido pratico a toda essa conversa, considerando que a virada de ano sempre representa simbolicamente um marco, uma “estaca Zero”, onde podemos estabelecer alguns princípios ou objetivos que podem mudar, para melhor, nosso comportamento no ano que chega, vamos ser práticos. Dito isso, ai vão algumas sugestões que podem representar um antídoto para todos (e obviamente me incluo nisso) no sentido de transformar em ações concretas, todo esse emaranhado de informação, e obvio, que podem contar com a ajuda, insubstituível hoje, da internet.

Vamos Lá...

Estabeleça alguns objetivos (o que, como, quando):

Pense em coisas que você gostaria de fazer ou conquistar. Não importa o que, mas pense em “fazer”, ou seja, ações e não apenas abstrações ou coisas imaginarias. Objetivos são coisas que a gente tem que escrever e planejar sua execução. Daí pesquisamos, coletamos e agrupamos informação, transformamos isso no conhecimento necessário para por em pratica... fazer, fazer, fazer, eis a palavra chave.

Melhore seus relacionamentos com Gente “de verdade”

Entre em todas as comunidades que achar que deves, mas acima de tudo, pense em ações, ou seja, procure encontrar fisicamente (e não apenas virtualmente) o maior numero de pessoas que conseguir, com a freqüência que julgar necessária. Tem coisas que só fazem sentido quando são feitas ou ditas, olho no olho. A internet permitiu que você encontra-se gente que talvez jamais encontrasse de outra forma, mas contato físico continua sendo essencial. Você pode conhecer uma pessoa, por exemplo, num site de relacionamentos, mas a relação somente poderá evoluir se você conhecer fisicamente essa pessoa, do contrario não passa de masturbação. Claro, cuidado com as armadilhas que representam pessoas inescrupoulosas e mal intensionadas (existem muitas maneiras de se defender disso).

Seja um profissional melhor e mais estratégico

Quem sabe seja este o melhor momento para você avaliar (auto avaliar...) que tipo de profissional você tem sido. Um bom profissional hoje, na minha opinião, será sempre aquele que vê a empresa onde trabalha, como sendo sua, ou seja, que está entranhado, envolvido ate os ossos com os objetivos do negocio. Somente se pode crescer se o negocio cresce também. Então, qual o grau de envolvimento você tem tido como “empregado”. Você tem sido um empreendedor ou simplesmente um batedor de ponto... Se você quer ser um profissional melhor, estabeleça isso como objetivo e daí têm duas frentes de pesquisa que resultarão em ações. Numero um... conheça muito mais e melhor o negocio em que trabalha, seus objetivos e seus desafios, em todos os sentidos. Numero dois... determine os atributos que você, como profissional, empreendedor desse negocio, precisa ter e busque essas competências, lembrando que, competência, como diria meu amigo Alvaro de Souza, sempre representa aquilo que te mantém (que mantém seu emprego e sua posição) e conceito, representa tudo que “seu chefe” espera de um colaborador para que possa promovê-lo ou lhe dar missões mais importantes. Se dono da empresa, pense nos teus concorrentes e nos clientes, que são na realidade “os seus patrões”, pois não existe ninguém sem “patrão” nessa vida.

Seja um ser humano melhor – e Melhore o “universo”. Melhore o Brasil

Sempre será possível ser melhor e, para isso acontecer, será preciso não deixar “o mundo se transformar pela janela”: as pessoas que melhorar o mundo estão nas ruas, nas empresas, nas escolas, etc... em ação. Ser melhor significa não ser alienado; participar da construção de uma empresa, de um bairro, de uma cidade, de um clube, de um pais, de si mesmo... de um planeta melhor. Se hoje podemos ver tudo de ruim que acontece em todos os lugares e, se estamos mais e mais conectados, isso significa que podemos ter uma postura ativa e proativa em relação aquilo que afeta a própria humanidade. Não por acaso, o “voluntariado” cresceu significativamente depois do advento da internet. Porque sabemos dos problemas e de como podemos ajudar, mas muitas vezes, ajudar significa fazer pequenas coisas... li uma vez uma frase, se não me engano, atribuída a Henry Ford, que dizia mais ou menos isso “entre as grandes coisas que não conseguimos fazer e as pequenas que não fazemos, o risco maior representa não fazermos absolutamente nada”. Assim, o melhor mesmo será seguir o que disse Charles Chaplin “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”.

Melhore a sua saúde, mude de atitudes e de comportamentos

Você quer viver muito (atualmente, é possível estabelecer uma expectativa de vida ao redor dos 100 anos) ou quer viver bem e com saúde. Sabemos que embora haja uma relação entre qualidade de vida e a longevidade o importante talvez seja a qualidade com que se vive. Qualidade de vida esta estreitamente ligada a atitudes e hábitos saudáveis e atitudes são decisões pessoais que você tem que tomar, ninguém pode fazer isso por você, ou pelo menos, não deveria. Se você quer saber quais são as atitudes e os comportamentos relacionados a uma melhora significativa da sua saúde, basta meia hora de internet (isso é uma das magias da rede)... depois, vá ao medico fazer check-ups, pois caso em contrario, somente uma bola de cristal. Respeite teu corpo, respeite o ambiente, respeite teus limites e saiba que boa parte do que chamamos de vida saudável esta, em grande parte, ligado a atitudes e comportamentos. Um balanço honesto do que tem feito nos últimos tempos pode ser o melhor ponto de partida pra estabelecer novas regras e virar o jogo.

Invista em Bom Humor – A energia que atrai coisas boas

Talvez uma das piores doenças de nosso tempo seja o mau humor, isso tem nome em psicologia, se chama “transtorno de humor”, ou nos casos mais graves “transtorno Bipolar de Humor (Psicose maníaco depressiva) e, das duas uma, ou você aprende a lidar com causa e efeito do mau humor ou precisa de medico e remédio, pois ninguém agüenta mau humor. Atitudes de isolamento e introspecção levam, freqüentemente a condutas anti-sociais e a uma inaptabilidade de vida social. Bom humor não significa apenas dar risadas vendo pegadinhas do “Faustão” ou aqueles vídeos malucos que nos mandam via email, em geral humor “negro”. Bom humor esta mais relacionado a um estado de espírito, quando nos encontramos “leves” de alma e conseguimos “digerir” mesmo coisas pesadas com um toque de humor. Pense nisso, pois “bom humor contagia e mau humor contamina”. Como diria meu amigo Carlos Escobal, um estado positivo de humor esta em não querer “apagar fogo com gasolina”... o que de per si, já evitaria pelo menos 70% dos conflitos.

Viva mais ao ar livre – Você faz parte da natureza

Estamos todos e cada vez mais, confinados em casas, escritórios, escolas e hoje, Smartphones. Muitas vezes nos esquecemos a ultima vez que saímos simplesmente para tomar sol, tão necessário para nosso equilíbrio e saúde. Imagine todos aqueles lugares maravilhosos que você pode visitar “virtualmente” e que jamais ira conhecer efetivamente. O ser humano carece de verde, de montanhas, de lagos, de campos, de praias... quantas vezes a gente mora na praia e “não vê o mar”, ver no sentido de “sentir” de admirar essa dádiva da natureza. Curioso que ate mesmo presidiários tem seu “banho” de sol e, muitos de nos, passam dias e dias sem sair pra tomar aqueles minutinhos básicos e necessários de sol diário. Então, livre-se, pelo menos parcialmente, dos seus “grilhões” ... Visite lugares nunca dantes visitados, saia, vá pra rua...

Canalize seus Estudos – Foco, foco, foco nos objetivos

Como disse mais acima, informação só pode se transformar em conhecimento pratico mediante ações. De que adiante um excesso de informação se não vamos fazer nada com ela. Melhor então, será você decidir claramente seus objetivos e focar seus estudos e pesquisas em como proceder para atingi-los. Sempre me lembro, quando penso nisso, daquele celebre frase do filosofo Sêneca... ”Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”.

Crie uma lista de benfeitorias – “Somos seres inacabados: em permanente construção”

Como já diria nosso grande filosofo Mario Sergio Cortella, “não nascemos prontos”, ou seja, somos um projeto de construção que deveria ser melhor a cada ano. Se você pretende ser um profissional melhor, um amigo melhor, um filho melhor, um pai ou uma mãe melhor e, enfim, um ser humano melhor... construa-se continuamente. Você não vai ter uma melhor oportunidade do que essa, mas claro que isso não será uma tarefa simples e nem fácil. Para chegar La, você precisa elaborar uma listinha de melhorias. E, por mais que a critica alheia seja um instrumento, somente por meio da auto-critica você vai poder “melhorar o produto” que você representa e que as pessoas vão comprar ou descartar.

Espiritualize-se

Não importa em que voce acredita: o importante é ter a consciencia de que existe um universo espiritual onde o próprio sentido ético se materializa. O universo e a própria vida são mistérios que requerem abstrações sem as quais forma-se um vazio existencial. O sentido da vida é, sobretudo acreditar nos sentidos ocultos que criam e recriam as conexões que mantem a vida e as relações na Terra. Nada se dá ao acaso: somos frutos de fenômenos interconectados que tem misteriosas relações de causa e efeito. Aos mistérios da sincronicidade e da eterna conspiração que muitas vezes chamamos de coincidências... é a isso que me refiro. Logo, encontre espaços para meditar e para limpar sua mente de toda essa polução (hoje extratosférica) de estímulos a que estamos submetidos. Só é possível encontrar o necessário equilíbrio pelo cultivo da espiritualidade que nos permite adentrar, sem ter que explicar, nos mistérios divinos da criação.

Bem, meus votos são para que todos, no ano que se aproxima, não vejam, pela Janela, o mundo ser construído. Ao contrario, que possamos ir todos pra “rua”, ser os atores de uma imperiosa e vital construção.

Feliz 2016!!!